A Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim acolhe logo às nove e meia da noite a apresentação de uma nova edição do livro “O adeus às virgens” que foi escrito por Alexandre Pinheiro Torres, um autor que também foi critico e professor universitário, nascido em Amarante, mas que viveu parte da sua vida na Póvoa de Varzim e falecido em 1999. A obra que logo conhece uma nova roupagem, conta a história de um emigrante no Brasil e Estados Unidos que decide regressar a Portugal e faz uma incursão pela Póvoa dos anos 30 do século passado.
Mas à hora da sessão vai também ser inaugurada uma exposição intitulada “O tempo e o espaço de Alexandre Pinheiro Torres: biblioteca particular” – recorde-se que o espólio literário do escritor está na posse do município – antes às três da tarde, é no museu municipal abre a mostra com o tema “A Póvoa Antiga no universo de Alexandre Pinheiro Torres”.
O escritor foi um dos amigos de Manuel Lopes, ex-diretor da biblioteca poveira (já falecido), e é autor de “A ilha do Desterro” considerado, por alguns críticos, como um dos livros mais impressionantes em poesia.