Está apresentado o Balcão Único de Vila do Conde, uma aposta da Câmara Municipal “mais orientada para o cidadão, com o atendimento centralizado e um site com um diretório de serviços inteligente”. A sessão deu ainda a conhecer a Clara, a assistente virtual com recurso a inteligência artificial no atendimento ao munícipe no portal online. A apresentação do projeto ficou a cargo da vereadora Dália Vieira, seguindo-se da intervenção da Diretora da Unidade Operacional em Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas, Delfina Soares.
No final, o edil Vítor Costa referiu que “esta era uma aposta necessária, um compromisso voltado para o cidadão, tornando o atendimento mais simples, direto e acessível a todos”. Segundo o autarca, “do ponto de vista físico, o cidadão passa a ser atendido por uma única pessoa, independentemente do assunto, simplificando a experiência na resolução dos seus problemas e otimizando processos internos”, tendo o processo implicado uma renovação da equipa que passou por uma fase de formação intensiva.
Por outro lado, na componente digital, “o site da autarquia recebe uma nova cara, mais moderna e, acima de tudo, com maior usabilidade e acessibilidade”, destacou Vítor Costa. “Vila do Conde inclui-se nas autarquias que adotaram esta tecnologia, num claro desígnio de servir o cidadão, seja ele munícipe, investidor ou visitante“, reforçou o presidente da Câmara.