A Póvoa de Varzim prepara-se para acolher mais um Encontro pela Paz. O evento, que já vai na 26ª edição, foi apresentado esta manhã na Câmara Municipal, com um programa recheado de iniciativas que prometem promover a paz nos próximos meses de dezembro e janeiro. Com o tema “Unidos pelo Mundo”, a iniciativa começa a 11 de dezembro com a inauguração da exposição homónima, composta por trabalhos de alunos do concelho, no Museu Municipal. Nesse mesmo dia, será também inaugurada a emblemática Árvore da Paz, que estará no Pavilhão Municipal e no Museu. Todos os poveiros são convidados a deixar mensagens de paz.
Entre os momentos altos, destaca-se a Cerimónia pela Paz no dia 15 e as comemorações do Dia Mundial da Paz, que acontece a 1 de janeiro. Segundo Mário Ferraz, mentor do encontro, são momentos profundamente simbólicos. Durante a apresentação, o vice-presidente Luís Diamantino sublinhou a importância do evento ao incutir valores de paz através da educação e da cultura, dois dos pelouros que tutela na autarquia.
O encerramento está marcado para o dia 11 de janeiro do próximo ano, no Museu Municipal, com a projeção de um filme que recorda os melhores momentos desta edição e a entrega de diplomas e certificados de agradecimento. Há 26 anos que Encontro pela Paz une a comunidade poveira em defesa da paz, cultivando a esperança de um mundo mais justo e solidário.