A última reunião do executivo municipal da Póvoa de Varzim ficou marcada pela aprovação da abertura de concursos públicos para a realização de empreitadas em quatro freguesias do concelho. Num dos casos, a nova estação elevatória de Aver-o-Mar representará um investimento de mais de 450 mil euros. A segunda fase da ampliação da rede de águas residuais domésticas em Balasar vai custar cerca de um milhão de euros e tem um prazo de execução de 210 dias. O mesmo género de intervenção em Laundos está orçado em 524 mil euros e o prazo de concretização será de 6 meses. Finalmente, no Centro Ocupacional de Beiriz e Pavilhão Polivalente, na Rua do Passal, serão investidos perto de dois milhões de euros, devendo ficar tudo pronto no espaço de um ano e meio.
Aires Pereira lembrou que só foi possível avançar com estas obras graças ao empréstimo que o Município realizou, uma vez que estes investimentos fazem parte das candidaturas ao programa 2030, cujo processo se encontra atrasado. Neste sentido, o edil considera que a reunião “foi muito relevante para o futuro de todos e para a boa aplicação dos fundos comunitários”. Estas obras deverão começar no início do próximo ano e no caso do saneamento em Balasar e Laundos ainda ficará a faltar uma derradeira fase. A intervenção em Aver-o-Mar foi apelidada de muito importante e vai permitir resolver um problema antigo. Aires Pereira revelou também que a obra de remodelação da Escola dos Sininhos começa ainda este mês e que só falta lançar o concurso dos arranjos exteriores do Póvoa Arena.
A abertura dos referido concursos públicos mereceu a aprovação do Partido Socialista. O vereador João Trocado referiu que é do interesse público que as obras fiquem prontas o mais depressa possível, mas não deixou de apontar que no caso do saneamento avançam tarde e não foram prioridade da maioria no passado.