A Câmara de Barcelos está a assinalar o Dia Municipal para a Igualdade com uma programação que se estende até ao próximo dia 21 de novembro. Assim, hoje – Dia Municipal para a Igualdade – será atribuído o Selo Municipal para a Igualdade e Conciliação, que distingue as empresas e entidades locais com práticas potenciadoras e subscritoras dos valores da igualdade e não discriminação.
Amanhã, começam as ações de capacitação, sensibilização e boas-práticas. Vão decorrer nos dias 25 de outubro, 4 de novembro e de 14 a 21 de novembro e destinam-se a profissionais hospitalares, funcionários municipais, professores e educadores.Ainda amanhã, realizam-se os “Jogos sem Fronteiras”, no Pavilhão Municipal, que envolvem as seguintes entidades: APACI (Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas), Escola Profissional Profitecla, Conservatório de Música de Barcelos, Clube de Ténis de Barcelos e Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos.
Na quinta-feira, vai ser divulgado e distribuído o Guia de Acolhimento ao Migrante, um folheto que contém informação sobre vários serviços, designadamente, registos legais de cidadão, emprego e capacitação, aprendizagem da língua portuguesa, educação, habitação, saúde, segurança, lazer e cultura e mobilidade.
Na sexta, às 10h30, será assinado o protocolo do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Barcelos (NPISA). O NPISA tem como principais objetivos a realização e atualização do diagnóstico local sobre o fenómeno das pessoas em situação de sem-abrigo, identificação e mobilização dos recursos necessários à resolução do problema e planificação das atividades, através da construção de um Plano de Ação.