Estão abertas até 2 de novembro, na Trofa, as candidaturas à 13.ª edição do Orçamento Participativo Jovem. Este Orçamento destina-se a jovens dos 10 aos 35 anos e tem uma dotação de 20 mil euros para propostas de âmbito concelhio e 7500 euros para propostas de âmbito escolar. As candidaturas podem ser apresentadas individual ou coletivamente por jovens residentes ou estudantes na Trofa ou membros de associações locais.
O objetivo, explica a autarquia, é “promover o desenvolvimento pessoal e social dos jovens do concelho no quadro de uma educação para a cidadania; aprofundar o diálogo entre os jovens e os eleitos municipais na procura das melhores políticas concelhias, adequando-as às necessidades e expetativas dos jovens; reforçar a qualidade da democracia concelhia, valorizando os processos participativos, a transparência nas decisões e a responsabilidade na prestação de contas”.
Neste âmbito, já nasceram na Trofa dezenas de projetos, entre os quais zonas desportivas geriátricas, laboratórios, ATL, bibliotecas, formação desportiva, projetos de dança ou de música.
Todas as informações e documentos necessários para a formalização da candidatura estão disponíveis no site do município.