A iniciativa Laundos em Movimento arranca hoje com a premissa de proporcionar três dias de muita animação, juntamente com “a mais louca prova de carros artesanais do país”. Palavras da Fábrica da Igreja Paroquial, que promove este evento sem fins lucrativos desde 2009. Este ano, a temática são “Os Transportes” e o prize money totaliza os 1600 euros, divididos entre os cinco primeiros classificados da Grande Descida. Com o montante referido, será ainda premiado o veículo mais ecológico, a equipa melhor apresentada e um coletivo à escolha do público.
Tudo começa esta sexta-feira, no espaço Ar de Rock Laundos, situado no topo do Monte de São Félix, mais logo pelas 21h30. A mesa de som está entregue ao DJ Padre Guilherme, que depois dá o lugar a Renato Neiva.
No sábado, o Encontro de Clássicos tem hora marcada para as 10h e prolonga-se durante o dia. Fernando Rocha e João Faquire sobem a palco às 22h. A dupla de comediantes promete animar a população até à meia noite, altura em que o DJ Hélder Dias assume o controle e distribui batidas eletrónicas pela noite fora.
O domingo será totalmente dedicado à 13ª Grande Descida de Carros Artesanais. Durante a manhã verificam-se tecnicamente os veículos e apresentam-se as equipas com direito a comes e bebes, no Terreiro, pelo meio-dia. Às 15h, tudo tem de estar pronto a competir e inicia-se o tão esperado “desfile” motorizado. A entrega de prémios terá lugar ao final da tarde, pelas 18h.