O PS/Póvoa apresentou 30 propostas para o Orçamento Municipal de 2024. O vereador João Trocado explicou que os contributos apresentam medidas que vão desde a mobilidade e a descarbozinação, passando pelo apoio às famílias, aos idosos e aos pequenos negócios até à habitação, a cultura e o desenvolvimento das freguesias.
João Trocado diz que, embora não tenham sido convidados pela maioria para as reuniões preparatórias do Orçamento, os socialistas entendem que devem dar o contributo, fazendo uma oposição de forma positiva e construtiva.
Entre as propostas, o socialista destacou o pagamento do bilhete na nova rede UNIR para todos os poveiros numa fase inicial, até um mínimo de 65 mil bilhetes (o equivalente à população poveira). Com esta medida, a autarquia gastaria 84.500 euros (cada viagem dentro do concelho custa 1,30 euros) e, por um custo reduzido, poderia assim atrair mais pessoas para a nova rede de autocarros, que deverá entrar em vigor a 1 de dezembro.
Para além do PS, o presidente da Câmara da Póvoa, Aires Pereira, revelou que também o Bloco de Esquerda fez chegar 38 propostas. O Orçamento Municipal para 2024 será votado na próxima terça-feira e só nessa altura se ficará a saber se a maioria PSD acolheu alguns dos contributos da oposição.