Começam esta segunda-feira as celebrações da 76.ª Peregrinação Arciprestal à Senhora da Saúde. O arranque é dado às 19h30 com uma missa, no Santuário em Laundos, presidida pelo pároco Guilherme Peixoto. Segue-se a viagem do andor até ao centro da cidade, transportado, como já é habitual, num carro dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, sendo de esperar que centenas de pessoas saiam às ruas de Terroso e Amorim para saudar a imagem com flores e palmas. A chegada ao quartel está prevista para as 21h50 e dali o andor segue para a Praça da República, onde se inicia a procissão de velas em direção à Igreja Matriz. O cortejo religioso termina com a alocução à Senhora da Saúde, oração pela paz no mundo e a consagração da cidade.
A imagem regressará a casa no próximo dia 26 de maio, mas até lá, de segunda a sexta-feira, decorrerá a novena preparatória em dois horários distintos, 18h15 e 21h30. Já agora, fica a indicação que a Eucaristia de Encerramento da Peregrinação começa às 11h do último domingo do mês e será presidida pelo arcipreste Manuel Casado Neiva, enquanto o terço das 16h será recitado pelas irmãs da Congregação Religiosa da Aliança de Santa Maria, seguido da Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento e Cerimónia do Adeus a Nossa Senhora da Saúde.
Recorde-se que esta peregrinação nasceu de uma sugestão apresentada por Maria da Paz Varzim ao Monsenhor Pires Quesado, tendo sido em 1946 a primeira peregrinação. As celebrações são organizadas pela Confraria de Nossa Senhora da Saúde, Paróquia de São Miguel de Laundos, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, com apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.