Domingo, Junho 16, 2024
spot_img
- Publicidade -spot_img

Saúde Pública vai inquirir a população sobre literacia em saúde

- Publicidade -spot_img

A Unidade de Saúde Pública da Póvoa de Varzim/Vila do Conde vai desenvolver um estudo abrangente para avaliar os níveis de Literacia em Saúde nos utentes inscritos nos dois concelhos. Este trabalho vai realizar-se até ao fim de fevereiro, com início já na próxima segunda-feira, dia 22 de janeiro.

O inquérito será feito por entrevista telefónica, baseado no Health Literacy Survey 2019, que foi preparado por um consórcio europeu e já foi aplicado a nível nacional pela Direção-Geral da Saúde em 2020 e 2021. O objetivo será medir os níveis de Literacia em Saúde em geral, nomeadamente fazer uma avaliação da Literacia em Saúde Digital, Navegação no Sistema de Saúde e Vacinação, de forma a poder intervir à posteriori junto dos utentes dos dois municípios. Os inquéritos terão a duração aproximada de 20 minutos e serão aplicados a utentes com mais de 18 anos, perminto mais tarde comparar os resultados na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde com os de Portugal e outros países.

Em comunicado, a Unidade de Saúde Pública apela à participação ativa dos utentes selecionados (que vão ser contactados através do telefone fixo e/ou telemóvel), sublinhando a relevância deste estudo para quem reside nos concelhos poveiros e vilacondense uma vez que permitirá orientar melhor as intervenções futuras.

- Publicidade -spot_img
Password protection
Enter Password To Unlock This Content
The Password is: 123
Unlock content
Want to collect
more emails?
Learn 10 of the most effective list-building power mover and grow your list fast.
Download the FREE guide