Sábado, Junho 22, 2024
spot_img
- Publicidade -spot_img

Sala de Snoezelen enriquece Escola de Aver-o-Mar

- Publicidade -spot_img

A Escola EB 2,3 de Aver-o-Mar passou a contar com uma Sala de Snoezelen. O espaço, designado de “Mar Sensorial”, foi inaugurado esta semana, concretizando um sonho antigo. Trata-se de uma sala multissensorial que tem como objetivo a estimulação dos seis sentidos do ser humano e a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão, sendo um local que proporciona conforto e oferece uma grande quantidade de estímulos, que podem ser usados de forma individual ou combinada dos efeitos da música, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas.

Este método terapêutico já era uma realidade para alguns dos alunos com espetro de autismo do Agrupamento, no entanto, pode ser visitado por toda a gente, sendo altamente benéfico para os utilizadores, independentemente da condição. Ao proporcionar um ambiente seguro, a Sala de Snoezelen promove o autocontrolo, autonomia, descoberta e exploração, bem como efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos. Projetores de luzes LED, candeeiros de lava e jogos didáticos são alguns dos instrumentos que podem ser encontrados neste investimento que rondou os 10 mil euros.

O Diretor do Agrupamento, Carlos Gomes de Sá, deu a conhecer com orgulho o projeto que foi finalmente concretizado graças a colaborações diversas, das quais se destacam as empresas Quantal e CCR. Além de alunos, professores e funcionários, o docente quer abrir o espaço à comunidade, nomeadamente aos idosos, tendo deixa o desafio de o ver replicado. Nesta altura já existem Salas de Snoezelen na Escola Cego do Maio e no Mapadi e, futuramente, a autarquia irá criar mais uma no futuro Centro Ocupacional da Estela. O Vice-Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, esteve na inauguração e reconheceu que o Município não podia ficar indiferente a este projeto, tendo contribuído com o financiamento do piso da sala.

Esta foi mais uma iniciativa que reforça o dinamismo de uma “escola sem-fronteiras, que conta com alunos oriundos de 24 países” e que está envolvida em diversos projetos de relevo.

- Publicidade -spot_img
Password protection
Enter Password To Unlock This Content
The Password is: 123
Unlock content
Want to collect
more emails?
Learn 10 of the most effective list-building power mover and grow your list fast.
Download the FREE guide