No dia em que comemorava 11 anos de ter sido campeão na cidade italiana de Florença, Rui Costa voltou a competir num Mundial de ciclismo. O poveiro foi 42º classificado na dura corrida de 273 quilómetros que decorreu na Suíça na região de Zurique. O corredor de 37 anos foi o melhor dos seis portugueses em prova e cortou a meta num grupo que chegou 12 minutos depois do novo campeão, o esloveno Tadej Pogacar.
Rui Costa acusou alguma falta de ritmo provocada pela queda na Volta a Espanha, mas entregou tudo o que tinha e fez uma corrida consistente. “Dei o máximo, mas a condição física não era a melhor. Não estou satisfeito com o resultado, mas deu o meu melhor. Soube a pouco, porque queremos sempre estar nos lugares cimeiros de um Mundial, mas as pernas não deram mais”.
Esta prestação deu-lhe mais 15 pontos para o ranking da União Ciclista Internacional e o corredor da EF Education Easypost vai agora preparar a reta final da temporada com a presença prevista em algumas clássicas italianas. A primeira será já no próximo sábado, 5 de outubro, curiosamente o dia em que vai celebrar o 38º aniversário, no Giro dell’Emilia.