O PSD não conseguiu manter o pleno nas Assembleias de Freguesias. A surpresa surgiu na Estela com a vitória da lista independente liderada por Vítor Correia com 46.18% e maioria absoluta: elegeu cinco elementos e o PSD somente quatro.
De resto, venceram os candidatos que os sociais-democratas apresentaram ou apoiaram. A novidade foi a eleição de Félix Marques, em Laundos, com 64.73%. Em Balasar, José Araújo obteve 59.11%, Em Rates, Paulo João Silva registou 70.31%. Em Aguçadoura e Navais, Fernando Eusébio Rosa venceu com 59.08%. Na Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva ganhou com 51.57%.
Finalmente, em Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, Carlos Maçães totalizou 40.67%, mas a lista independente apoiada pelo PSD não tem maioria já que aos seis eleitos contrapõem outros tantos do PS e um do Chega. Face a isto, os eleitos do PS lançaram um comunicado para dizer que assumem publicamente o compromisso de não se oporem à formação do executivo de Carlos Maçães, desde que o presidente reeleito “se comprometa a iniciar imediatamente o processo de desagregação de freguesias”. Os socialistas dizem que não pretendem lugares e que fazem esta reivindicação tendo em conta a vitória em Terroso e Amorim na qual, no entender dos eleitos do PS, “ficou evidente também a vontade” das populações em verem concretizada “a desagregação de freguesias e a sua autonomia, possível pela lei 39/2021”.