A concelhia socialista de Barcelos discorda da lista dos candidatos a deputados pelo círculo eleitoral de Braga. O PS de Barcelos esperava ver o candidato proposto – o líder da concelhia, Nuno Martins -, num lugar de maior relevo, dada a “importância política do concelho, a nível distrital e nacional, uma vez que, nas legislativas de 2022, Barcelos foi o quarto concelho com melhores resultados para o PS no distrito (26.327 votos)” e dado que a “a concelhia de Barcelos é uma das maiores do distrito e do país, com 2.100 militantes ativos”. Os socialistas dizem que a lista foi “profundamente alterada e descaracterizada pela Comissão Política Nacional, relegando a posição de Nuno Martins para a 12.ª”.
“A lista final não só não corresponde à representatividade do Partido nem à importância de Barcelos no distrito, como não reflete o reconhecimento da militância ativa dos socialistas barcelenses, nem o esforço de unidade e de afirmação que têm vindo a ser desenvolvidos”, diz, em comunicado, a concelhia socialista.
Nuno Martins, recorde-se, viu ficar três posições acima o barcelense Hernâni Loureiro (ex-dirigente da JS, adjunto da ministra da Habitação e, agora, um dos responsáveis pela campanha de Pedro Nuno Santos).
A lista pelo círculo de Braga é encabeçada por José Luís Carneiro.