A Câmara da Póvoa de Varzim vai comprar a Villa Georgette. O palacete dos anos 20 do século XX vai ser transformado num espaço cultural. Aires Pereira revelou que está, agora, a ser preparada a escritura, mas depois há ainda um longo caminho a percorrer: aprovação pelo executivo, visto do Tribunal de Contas e submissão à Assembleia Municipal. O edil diz que, entretanto, a autarquia está já a preparar o projeto cultural para aquele espaço.
O edifício vai custar à autarquia um milhão de euros e Aires Pereira desvenda que aquele será, no futuro, um espaço destinado a palestras, exposições e pequenos espetáculos. Neste momento, defende o autarca, a Póvoa está, para este tipo de eventos, quase reduzida à Filantrópica. Aires Pereira considera ainda que estes edifícios, sendo no centro da cidade – neste caso, em plena avenida Mouzinho de Albuquerque -, são muito importantes para a dinamização da Póvoa e para que não se transforme tudo em alojamentos locais.
Quanto a obras de adaptação, o presidente do município diz que será sempre uma intervenção minimalista, basicamente destinada a garantir a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e à substituição das caixilharias.
Já João Trocado, do PS, referiu que Aires Pereira, na reunião do executivo, disse que foi já feito um estudo sobre o uso que pode ser dado àquele edifício, da responsabilidade do arquiteto Rui Bianchi. O PS pediu o acesso a esse estudo, mas o socialista explica que, por princípio, será favorável à aquisição.