O executivo municipal da Póvoa de Varzim aprovou a contratação de um empréstimo através do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, no montante de 11 milhões de euros, para o avanço da construção do lote A, na zona de Penalves, com 72 habitações para arrendamento acessível a jovens.
A intenção é lançar em breve o concurso público e começar a obra no início de 2025, seguindo-se o mesmo procedimento para o lote B que vai contemplar mais 90 fogos, para um total de 162 naqueles dois loteamentos. O investimento será municipal e o empréstimo será depois pago com o valor das rendas que forem cobradas, revelou o edil Aires Pereira.
Neste caso, o socialista João Trocado voltou a lamentar o atraso no avanço das construções previstas na Estratégia Local, tendo o vereador manifestado o receio de que não esteja tudo concluído até ao final de 2026.
Recorde-se que em andamento está já o Lote C, na Rua Dr. Belarmino Pereira, que contempla a construção de 24 fogos habitacionais em regime de arrendamento apoiado.