O Colégio do Sagrado Coração de Jesus, na Póvoa de varzim, vai ter em breve um local de convívio e de piqueniques, aberto a todos. Uma “churrasqueira comunitária”, detalhou no programa Grande Entrevista, da Rádio Onda Viva, o pior Avelino Castro uma vez que o edifício pertence à paróquia e lá funciona um dos seus ramos, o CSMPQ Centro Social Monsenhor Pires Quesado.
A abertura está prevista para o início de maio, no Dia da Mãe, e o espaço situa-se nas traseiras do imóvel onde em tempos existiu uma pequena horta. Terá entrada independente e possuirá um espaço relvado (natural e sintética), árvores, mesas, um fogão industrial, duas “churrasqueiras” e um pequeno bar que poderá também servir de angariação de fundos para a instituição.
O colégio acolhe valências do CSMPQ como a creche, ATL e jardim-de-infância e – outra das novidades – a paróquia já foi contactada para que lá possa funcionar também, a curto prazo, uma escola profissional.
A aquisição do imóvel obrigou a paróquia a recorrer à banca e a dívida ainda ronda os 690 mil euros, daí que todas as receitas sejam bem-vindas incluindo as que todas as pessoas (que façam as declarações de IRS) podem ordenar ao Estado que transfira para o Centro Social. Para tal, basta indicar (colocar uma cruz) na declaração do imposto que o pretendem fazer e adicionar o Número de Identificação Fiscal (NIF) da instituição, no caso da Matriz é o 502 520 914 . Isso não belisca o que cada contribuinte tem a receber ou a pagar de IRS, mas manda as Finanças transferir 0.5 por cento do seu pecúlio para a instituição escolhida.
Pode escutar a Grande Entrevista ao padre Avelino Castro na secção podcast da Rádio Onda Viva ou diretamente aqui