Está a decorrer, hoje e amanhã, no Teatro Municipal de Vila do Conde, o 5.º Congresso Internacional e XII Encontro Nacional de Paramiloidose para Técnicos de Saúde. São 26 congressistas que, ao longo dos dois dias, vão abordar as várias perspetivas da chamada “doença dos pezinhos”, que tem em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim o maior foco mundial. O Congresso é organizado pela Associação Portuguesa de Paramiloidose, sediada em Vila do Conde.
No arranque do evento estiveram o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, o presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, o presidente da Associação Portuguesa de Paramiloidose, Carlos Figueiras, o Presidente da Assembleia da Associação Portuguesa de Paramiloidose, António Machado e a representante do Centro de Referência de Paramiloidose, Isabel Conceição.
Numa iniciativa que tem a presença de vários médicos nacionais e internacionais, assim como técnicos de saúde de diferentes especialidades, o objetivo é abordar a forma como a doença se manifesta, a evolução do diagnóstico e o papel do acompanhamento médico do doente por parte de diferentes especialidades, como neurologia, cardiologia, oftalmologia, nefrologia.