Não se esqueça que, se pensa viajar esta terça-feira, há greve na Metro do Porto. É o segundo dia de uma paralisação que no primeiro, na passada sexta-feira, teve impacto na vida de muitos passageiros. Tal como então, na manhã de hoje as carruagens na Póvoa ficaram paradas e fechadas. Aliás, em comunicado, a empresa disse que as as linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C), Violeta (E) e Laranja (F) vão estar encerradas, existindo apenas circulações muito pontuais na Linha Amarela (D) e no tronco comum entre as estações Senhora da Hora e Estádio do Dragão.
Outra nota: “Esta terça-feira realiza-se o jogo FC Porto – Atlético de Madrid, da Liga dos Campeões. Uma vez que a Estação Estádio do Dragão vai estar, por motivos de segurança, encerrada e sem serviço, a Metro do Porto recomenda a utilização da rede STCP e de outros operadores rodoviários para aceder ao Estádio. A Estação Combatentes estará, também por razões de segurança, encerrada e sem serviço após as 21H30”.
No entanto, a empresa garante que há “um serviço de transportes alternativos em autocarro em segmentos das linhas Vermelha e Verde” até à 1h00 para clientes portadores de título Andante entre a Póvoa de Varzim e a Senhora da Hora (Linha Vermelha), com paragens nas estações de Metro da Póvoa, Vila do Conde e Senhora da Hora). De igual modo, no segmento entre o Fórum Maia e o ISMAI, existe um serviço de autocarros em vaivém, com paragem naquelas duas estações.
A greve foi decretado pelo Sindicato dos Maquinistas que reclama a valorização das carreiras e adequação dos vencimentos à responsabilidade das funções dos profissionais.