Quinta-feira, Novembro 30, 2023
spot_img
- Publicidade -spot_img

Linha do metro para a Trofa lançado “nas próximas semanas”

- Publicidade -spot_img

O presidente da Área Metropolitana do Porto, afirmou ontem que o projeto da nova linha de metro para a Trofa será lançado “nas próximas semanas”. Eduardo Vítor Rodrigues explicou que esta é a “consumação de um antigo compromisso político”, que deverá agora avançar e sublinhou que “o PRR e o Portugal 2030 têm que ter os instrumentos para financiar estes projetos”, referindo-se às linhas da Trofa e de Gondomar. As declarações do também presidente da Câmara de Gaia foram feitas em entrevista ao “Porto Canal”.

A nova linha de Gondomar ligará o Souto ao Estádio do Dragão, numa extensão de 6,7 quilómetros e nove estações. Já a linha até à Trofa, constituída também por nove estações, vai fazer a ligação entre o ISMAI e a freguesia de Muro. As duas ligações têm garantidas verbas da União Europeia, através do programa Sustentável 2030, num total de 3,7 mil milhões de euros.

Recorde-se que a ligação de metro à Trofa, que iria substituir a antiga linha ferroviária, à semelhança do que aconteceu no caso da Póvoa, é uma promessa com mais de 21 anos. O comboio circulou naquela linha desde 1932 até fevereiro de 2002. Depois, foram desativados os carris com a promessa de um metro que nunca chegou. Agora, a linha está pronta a avançar, mas ainda assim sem a totalidade do traçado inicialmente previsto. É que haverá metro apenas entre o ISMAI e Muro. Depois, até Paradela a viagem será feita de autocarro, num metrobus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Password protection
Enter Password To Unlock This Content
The Password is: 123
Unlock content
Want to collect
more emails?
Learn 10 of the most effective list-building power mover and grow your list fast.
Download the FREE guide