Sexta-feira, Junho 21, 2024
spot_img
- Publicidade -spot_img

João Francisco Marques homenageado com estátua

- Publicidade -spot_img

O município da Póvoa de Varzim homenageou João Francisco Marques com a inauguração de uma escultura em sua homenagem, no espaço urbano junto à estátua de S. Pedro, na avenida dos Descobrimentos. O local foi escolhido por ser em frente ao antigo Lota, local que frequentava diariamente e onde se encontrava com amigos e alunos. Da autoria de Hélder de Carvalho, a obra de arte é uma celebração simbólica dedicada ao poveiro, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde foi titular da cadeira de Teoria da História.

O presidente da Câmara, Aires Pereira, destacou que se trata de uma “homenagem inteiramente merecida a uma pessoa que marcou profundamente gerações e gerações de poveiros”. Com papéis de padre e professor, João Francisco Marques cruzou “religião com sociedade, política e cultura e fez uma investigação verdadeiramente inovadora que o converteu numa referência nacional”, nunca esquecendo, nem rebaixando “a sua condição matricial de poveiro”, sublinhou o edil.

João Francisco Marques faleceu em 2015, com 84 anos de idade, tendo a família, através da sobrinha e afilhada, Manuela Marques, agradecido o reconhecimento municipal efetuado num ano em que se celebram os 50 anos de elevação da Póvoa de Varzim a cidade. 

- Publicidade -spot_img
Password protection
Enter Password To Unlock This Content
The Password is: 123
Unlock content
Want to collect
more emails?
Learn 10 of the most effective list-building power mover and grow your list fast.
Download the FREE guide