Ana Rita, Maria e Carmo Campinho foram as grandes vencedoras da 2ª edição do ‘Chefs da Nossa Terra’, programa da RTP em que exibiram os dotes culinários da família. A irmã Isabel também esteve no início da aventura e ajudou no arranque da caminhada de sucesso gastronómico. As três passaram recentemente pela Onda Viva para falar sobre esta experiência televisiva. A mais experiente do trio, Maria, revelou que foi o marido dela quem, curiosamente, esteve na origem da participação, aos inscrevê-las para uma participação que apareceu de surpresa.
As poveiras encantaram o júri com pratos típicos da terra natal e não só, destacando-se a tradicional pescada à poveira e a inovadora francesinha de bacalhau, além dos panados de sardinha com arroz de tomate coração de boi ou os barquinhos poveiros com telha de amêndoa, entre outras iguarias que lhes permitiram trazer o troféu para casa após várias semanas de muita aprendizagem. Carmo admitiu que a francesinha de bacalhau foi o prato que mais as marcou e ainda hoje é muito falado.
O trabalho acabou por ser recompensado, premiando a equipa que representou o distrito do Porto entre março e agosto. As ‘manas’ Campinho passaram as eliminatórias, quartos de final e meia final, tendo vencido as concorrentes de Bragança na final do concurso conduzido por Isabel Silva. A mais nova, Ana Rita, não escondeu a felicidade e o orgulho pelo feito que veio reconhecer todo o empenho colocado durante meses.