O Agrupamento Dr. Flávio Gonçalves continua a desenvolver o projeto MULTICUL FG. Trata-se de uma iniciativa que visa responder aos desafios colocados pelos estudantes migrantes que chegam de vários países.
Recentemente decorreu uma sessão de formação, dividida em dois dias, com a temática “Interculturalidade em contexto escolar. Desafio ou problema?”. A atividade foi dinamizada por Andreia Teixeira, assistente social do agrupamento de Aver-o-Mar com vasta experiência neste campo, em parceria com Vera Areal, psicóloga do agrupamento anfitrião, tendo servido para abordar as diversas dificuldades que podem desafiar o desempenho escolar e a integração social dos alunos migrantes no sistema de ensino português.
As barreiras linguísticas, as diferenças curriculares e metodológicas, as dificuldades financeiras ou a precariedade habitacional e instabilidade laboral dos familiares foram apontados como alguns dos desafios a superar, tendo os professores participantes sido sensibilizados para essas questões, referiu Vera Areal, que tentou incutir algumas estratégias que poderão ajudar a atenuar estes constrangimentos.
A diretora Luísa Gomes registou com agrado a elevada adesão e o amplo entusiasmo manifestado pelos docentes, tendo reiterado que o objetivo do agrupamento é promover a melhor integração possível dos jovens migrantes e transmitir confiança às famílias. Construir um manual de acolhimento é um passo fundamental que está a ser concretizado neste projeto que tem a professora Ana Paula Santos como coordenadora.