Esposende vai acolher, na próxima sexta-feira e até domingo, o Festiteatro – Festival de Teatro de Rua. São seis espetáculos, todos com acesso livre, para ver com apresentações sempre às 15h00 e às 22h00, na Praça do Município.
Na edição da noite, nos três dias, a animação arranca mais cedo, às 21h30, com Rui Ferreira, que protagoniza “Oli’ginal”, um pequeno espetáculo de artes circenses de interação com o público e inspirado no cinema mudo para abrir o apetite. Na sexta-feira, dia 25, Rui Paixão apresenta “Godot”, a sua primeira criação, um palhaço de cabelo verde que promete trazer muitas gargalhadas.
Para a infância, é apresentado no sábado, dia 26, às 15h00, o teatro “Cubo”, pela companhia “Elefante Elegante”. Este é um espetáculo de fantasia, humor e poesia visual para público familiar a partir dos 4 anos. À noite, às 22h00, Javi Javichy protagoniza “Velo como el Rayo”, um espetáculo que conta a história das aspirações de um trabalhador comum, que sonha em se tornar alguém especial.
A dose dupla repete-se no domingo, dia 27, último dia do Festiteatro. Às 15h00, os mais pequenos poderão assistir à “Pequena CircOOnferência”, apresentada pela companhia Radar 360º, uma divertida conferência sobre o circo, que flutua entre o rigor histórico da História do Circo Europeu e a vontade de um historiador que aspira ser artista de Circo. A encerrar esta edição, às 22h00, o Circo Chosco apresenta o teatro “Oh-Pera”.
Este evento é promovido, em co-produção com a Associação Itinerantenredo, pela Câmara de Esposende, no âmbito do CREARTE, projeto que visa incentivar o crescimento da arte teatral no concelho e através do qual os grupos locais de teatro amador têm tido a oportunidade de desenvolver produções e de fazer a sua apresentação em vários espaços do concelho.