A Lipor, a Câmara Municipal e a Junta da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai deram, esta manhã, as mãos no arranque da campanha “Feira Limpa, Compras com Gosto!”. A vereadora do Ambiente explicou que o projeto começou com uma experiência-piloto na Feira de Aver-o-Mar. Agora, depois de uma primeira sensibilização para a limpeza na Feira da Póvoa, é tempo de avançar para uma segunda fase: sensibilizar os comerciantes para a reciclagem, salientou Sílvia Costa.
O presidente da junta referiu que abdica de 20 mil euros anuais de receita ao reduzir em 20% o valor pago por cada um dos feirantes que, no final da feira, deixar o lugar limpo. Agora, é preciso reforçar o apelo à separação dos resíduos (plásticos e cartão) e, por isso mesmo, Ricardo Silva juntou-se a Sílvia Costa e à equipa da Lipor para distribuir sacos de pano aos clientes e sensibilizar os comerciantes.
Em Aver-o-Mar, lembrou a vereadora, o projeto arrancou em outubro de 2020 e, dois anos depois, tinha já sensibilizado 65 comerciantes, mais de 500 clientes e recolhido mais de cinco toneladas de resíduos devidamente separados, sendo considerado um sucesso. Ricardo Silva diz que, na Póvoa, desde abril a mudança foi “brutal”, de tal maneira que a junta tinha anteriormente seis homens para fazer a limpeza e, agora, apenas dois dão conta do recado.