Sexta-feira, Junho 21, 2024
spot_img
- Publicidade -spot_img

Esposende premeia a gastronomia local há 25 anos

- Publicidade -spot_img

O Auditório Municipal de Esposende foi palco da sessão de entrega de prémios aos participantes da 25.ª edição de “Março com Sabores do Mar”. O evento decorreu ao longo de um mês nas unidades de restauração aderentes e contou com o envolvimento da comunidade em diversas atividades. O restaurante Camelo, na vila de Apúlia, conquistou o primeiro lugar do concurso gastronómico “Sabores do Mar”, com o prato “Lampreia assada no forno”.

A avaliação dos 14 restaurantes presentes no concurso esteve a cargo de vários jurados: o enófilo José Silva, os chefs António Alexandre e Álvaro Costa, os jornalistas António Catarino e Francisco Gil. O coletivo avaliou a qualidade da confeção do prato, empratamento e sabor. Como forma de agradecimento pela participação assídua nesta iniciativa, a família “Fangueira”, foi honrada com o prémio “Rita Fangueira”, nome do negócio de família, que visa passar de geração em geração. Do lado juvenil, o “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar” foi conquistado pelos alunos da área de restauração e cozinha: Gabriel Carvalho, Beatriz Alves e Torcato Figueiredo. No que toca às “Cantinas Escolares Sustentáveis com Sabores do Mar”, destacou-se a Escola Básica do Facho, pelo prato “Caldeirada de Peixes da nossa costa”. Finalizando com a iniciativa Fish Chefe, direcionado aos alunos do 3.º Ciclo do ensino básico do concelho, a “medalha de ouro” foi entregue a Ana Casais e Joana Pontes, da Escola Básica de Apúlia.

“Extremamente satisfeito”, foi como se declarou Benjamim Pereira, pela envolvência e dinâmica criadas ao longo destes 25 anos de excelência gastronómica. O edil terminou a intervenção com um agradecimento especial a todos os participantes, especialmente ao Coro Sénior de Esposende, pela bela abertura da sessão. Destaque ainda para as homenagens ao Chef Silva, Francisco Sampaio e Albino Neiva, vistos como os principais impulsionadores do “Março com Sabores do Mar”. Houve tempo ainda para felicitar pessoalmente os participantes fieis à rádio e jornal Notícias Onda Viva, onde destacamos: Álvaro Paquete, Fernanda Praia e a premiada família Fangueira.

- Publicidade -spot_img
Password protection
Enter Password To Unlock This Content
The Password is: 123
Unlock content
Want to collect
more emails?
Learn 10 of the most effective list-building power mover and grow your list fast.
Download the FREE guide