Segunda-feira, Junho 24, 2024
spot_img
- Publicidade -spot_img

Edil vilacondense garantiu na Onda Viva prioridade e mais atenção às Caxinas

- Publicidade -spot_img

O lugar de Caxinas e Poça da Barca vai merecer nos próximos anos uma atenção muito especial por parte da Câmara de Vila do Conde. A garantia foi deixada por Vítor Costa na recente passagem pelo programa Grande Entrevista da Rádio Onda Viva. O presidente do município falou sobre várias obras e projetos que irão ver em breve a luz do dia. No entanto, o edil começou por revelar que é já no final de maio que está prevista a conclusão do Centro Comunitário das Caxinas, que tem como principal valência o pavilhão desportivo e entrará em funcionamento de imediato.

Também a obra de cobertura dos armazéns de aprestos da Associação Pró Maior Segurança Homens do Mar, lado a lado com a marginal, tem o projeto concluído e em fase de revisão devido a uma questão técnica que surgiu. Recorde-se que para lá estão previstos espaços verdes, parque infantil e diversos elementos decorativos que darão outra animação à zona, sendo o objetivo que essa intervenção paisagística crie uma harmonia entre as funções piscatórias, o desenvolvimento turístico e o usufruto da população local. O investimento deverá aproximar-se dos 3 milhões de euros. Vítor Costa pretende que a intervenção tenha apoios comunitários e gostava de lançar o concurso no final deste mês de abril.

Outra obra muito sonhada e que até já foi protocolizada com a Administração Regional de Saúde do Norte é a da nova USF das Caxinas. Esta irá substituir a atual Unidade de Saúde Familiar dos Navegantes e garantir melhores condições a cerca de 13 mil utentes, permitindo também a instalação de novas valências e a expansão da equipa de saúde. Vítor Costa lembra que o projeto está inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência, estando a empreitada avaliada em 2,5 milhões de euros. A autarquia aprovou a cedência do terreno na Rua da Estrada Velha, nas traseiras das antigas instalações da Agros, estando agora à espera que o ministério da saúde, liderado por Manuel Pizarro, avance em definitivo, cumprindo o prometido.

Outra promessa, neste caso eleitoral, prende-se com o alargamento do cemitério das Caxinas e já estão a decorrer negociações no terreno, sendo essa uma parte da grande obra de requalificação daquela zona envolvente. Vítor Costa sublinhou que a Câmara de Vila do Conde quer acabar com as constantes inundações na Rua da Alegria quando chove torrencialmente e se acumulam as águas pluviais provenientes da Rua das Violetas que seguem em excesso para a Rua das Dálias. O edil assegura que está planeada uma intervenção orçada em 3 milhões de euros para obras infra-estruturais que acabem com esse problema e para a reabilitação à superfície das ruas intervencionadas. Vítor Costa confirma que o projeto está concluído e conta apresentá-lo nos próximos dias à população num evento público.

O autarca fechou a alusão às Caxinas e Poça da Barca com a garantia que este será um momento de viragem e que está na hora de centrar as atenções nesta zona, que merece, na opinião do edil, o mesmo tratamento que as outras.

- Publicidade -spot_img
Password protection
Enter Password To Unlock This Content
The Password is: 123
Unlock content
Want to collect
more emails?
Learn 10 of the most effective list-building power mover and grow your list fast.
Download the FREE guide