O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um aviso laranja por causa do mar forte que se faz sentir na costa portuguesa e especialmente no norte do país (atenção, por exemplo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Esposende…) onde a previsão é do surgimento de “ondas de noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima”. Este alerta vai durar até ao meio dia e depois desce para amarelo, mas mesmo assim as vagas podem atingir os cinco metros. Um grau de alerta que vai durar até ao meio dia de segunda-feira. Explica a Autoridade Nacional de Proteção Civil: “a área de geração inicial destas ondas localiza-se a sul da Gronelândia, a mais de 2000 quilómetros da costa de Portugal continental, e está associada à existência de uma região depressionária muito cavada que se estende desde a Terra Nova até ao sul da Islândia e que se irá manter nos próximos dias”. Por sua vez a “Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente:
– Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
– Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas, praias, etc, evitando ser surpreendido por uma onda;
– Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.