Sábado, Junho 22, 2024
spot_img
- Publicidade -spot_img

Câmara de Esposende vai construir 104 casas novas

- Publicidade -spot_img

O Município de Esposende vai avançar com a construção de 104 fogos habitacionais, tipologia T2, de acordo com a deliberação aprovada, por unanimidade, em reunião de Câmara. A medida configura uma alteração à Estratégia Local de Habitação, documento que havia sido aprovado em setembro de 2021, visando ajustar-se à realidade atual. A solução inicial previa a aquisição e reabilitação de frações ou prédios para destinar a habitação para o realojamento de 91 agregados habitacionais. Contudo, devido à escassa oferta e preços elevados, a autarquia decidiu encontrar outro tipo de resposta para colmatar as carências existentes no acesso à habitação.

A ideia passa agora por avançar com construção nova, a erigir em terrenos municipais, sendo que 91 fogos se destinam ao arrendamento a custos controlados e os restantes 13 ao realojamento das famílias visadas pela intervenção de requalificação de Pedrinhas/Cedovém, em Apúlia. Essas habitações vão nascer em Apúlia (lugar de Criaz), Rio Tinto, Gemeses, Palmeira de Faro e Vila Chã. O investimento inicial andava na ordem dos 23 milhões de euros, mas este valor vai agora crescer, levando à apresentação de candidatura à 1.ª fase do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

O edil de Esposende refere que “a Estratégia Local de Habitação visa dar resposta às necessidades habitacionais no território, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e para a coesão social e territorial”. Benjamim Pereira sublinha que, “na continuidade do trabalho que já vinha sendo feito, continuaremos a promover soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada”. Refira-se que a Câmara de Esposende disponibiliza à comunidade o programa Habita+, de apoio ao arrendamento, bem como o programa de requalificação habitacional por via do protocolo de cooperação celebrado com a Associação Esposende Solidário, desde que reunidos os critérios de acesso.

- Publicidade -spot_img
Password protection
Enter Password To Unlock This Content
The Password is: 123
Unlock content
Want to collect
more emails?
Learn 10 of the most effective list-building power mover and grow your list fast.
Download the FREE guide