Sexta-feira, Dezembro 6, 2024
spot_img
- Publicidade -spot_img

Bastonário dos ROC falou aos empresários vilacondenses

- Publicidade -spot_img

A Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde promoveu um evento centrado na análise das alterações às medidas do Orçamento de Estado. O encontro, realizado no The Lince Santa Clara, no passado sábado, contou com a intervenção do Bastonário da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas. Fernando Virgílio Macedo trouxe uma reflexão aprofundada sobre os impactos destas medidas, tendo considerado que o Orçamento de Estado atual reflete “os condicionalismos políticos” e pode ser entendido como uma continuação das políticas económico-financeiras dos últimos anos. O bastonário salientou ainda que as novidades orçamentais são reduzidas, mas que essa estabilidade fiscal pode ser vista como algo positivo.

Entre as medidas analisadas, duas assumiram o protagonismo no debate. A primeira, o IRS Jovem, foi considerada positiva, embora com um impacto limitado na retenção de jovens no país, levantando dúvidas sobre a eficácia a longo prazo. Já a segunda, a redução da taxa de IRC em 1%, foi descrita como uma medida bastante assertiva, mas que poderia ser mais ambiciosa. Fernando Virgílio Macedo sublinhou que, para que as empresas possam remunerar melhor os trabalhadores, é essencial aliviar de forma mais significativa a carga fiscal sobre o tecido empresarial. 

A conversa avançou ainda para o tema do aumento das pensões, que o especialista classificou como um dos grandes desafios do país. O desequilíbrio entre o número de reformados e o de contribuintes ameaça a sustentabilidade do sistema de segurança social. O dirigente alertou para a necessidade urgente de repensar soluções robustas por parte das políticas europeias.

- Publicidade -spot_img
Password protection
Enter Password To Unlock This Content
The Password is: 123
Unlock content
Want to collect
more emails?
Learn 10 of the most effective list-building power mover and grow your list fast.
Download the FREE guide