A Câmara Municipal de Barcelos e a empresa Águas de Barcelos vão avançar com novas obras de saneamento nas freguesias de Vilar do Monte e Fornelos, num investimento de 750 mil euros. A iniciativa, que faz parte do Plano de Investimentos da concessionária, visa expandir a cobertura de saneamento, beneficiando perto de 900 habitantes.
Em Vilar do Monte, serão instalados 6km de rede de saneamento, que vão melhorar a qualidade de vida de 470 pessoas. Já em Fornelos, a construção de uma estação elevatória permitirá ativar uma rede de 6 mil metros, instalada há mais de 15 anos, que até agora não estava em uso, beneficiando cerca de 420 habitantes.
O presidente da Câmara referiu que o avanço destas obras “é essencial para recuperar o atraso de mais de 13 anos em que não se executou qualquer rede de saneamento ou abastecimento de água”. Mário Constantino Lopes sublinhou que o objetivo é “recuperar o tempo perdido e garantir melhores condições de salubridade para a população”.
Manuel Martins, presidente da Junta de Tamel St.ª Leocádia e Vilar do Monte, mostrou-se satisfeito com o arranque das obras, destacando que a intervenção “vai finalmente responder às necessidades da população, que aguardava por este serviço há muitos anos”.
Já o diretor-geral da Águas de Barcelos, Hilário Seara, sublinhou que este investimento “reflete o compromisso de melhorar a qualidade de vida e as condições ambientais no concelho”.
As obras em Vilar do Monte e Fornelos fazem parte de uma estratégia de expansão e melhoria da rede de saneamento em Barcelos, com o objetivo de garantir um sistema moderno e eficiente ao maior número possível de habitantes.