O executivo municipal da Póvoa de Varzim tomou ontem duas medidas relevantes para a freguesia de Balasar e na área da Proteção Civil.
No primeiro caso, foi aprovado o projeto que permite desenvolver a candidatura à instalação de uma creche, com gestão da autarquia, que terá capacidade para 42 crianças até aos 3 anos. Esta será instalada no edifício da Junta de Freguesia de Balasar, onde já funciona a valência de jardim de infância, através do apoio financeiro do programa Norte 2030, num investimento que ronda um milhão de euros e que o presidente Aires Pereira espera ver iniciado ainda este ano.

O edil Aires Pereira destacou também a decisão de criar um Centro de Comando Operacional e de Coordenação da Proteção Civil. Este ficará a funcionar num edifício já existente junto ao parque de estacionamento do antigo quartel da militar, na Rua da Amadinha, que será recuperado também graças ao apoio do programa 2030, sendo o investimento previsto de 700 mil euros.
A oposição socialista também concordou com estas decisões da maioria social-democrata, mas João Trocado lembrou que o caso do equipamento educativo em Balasar já é uma promessa antiga.