A Câmara Municipal de Vila do Conde está a investir quase 11 milhões de euros, com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência, na requalificação de sete escolas do concelho: EB JI de Aveleda, EB JI de Touguinhó, EB JI de Azurara, EB de Modivas, EB nº1 de Vila do Conde (Correios), EB D. Pedro IV, em Mindelo, e EB Maria Pais Ribeiro – A Ribeirinha, em Macieira da Maia. Numa recente sessão em que lançou o novo ano letivo, o Presidente da Câmara, Vítor Costa destacou três intervenções importantes, começando pela Escola Básica de Modivas, que vai passar por uma transformação integral. Segundo o edil, “será praticamente uma escola nova”.
Outra intervenção de grande relevância será realizada na Escola Básica Maria Pais Ribeiro, em Macieira da Maia. O edil fala em 6 milhões de euros investidos para uma renovação profunda na Ribeirinha. Na Escola Básica D. Pedro IV, em Mindelo, já foi retirado todo o fibrocimento e agora segue-se a renovação total do Pavilhão Desportivo com o objetivo de melhorar as condições do espaço.
Além destas, estão previstas mais intervenções noutras escolas, com projetos a serem conhecidos em 2025. Entre as obras planeadas, o edil avança a requalificação e ampliação da Escola Básica de Retorta, a construção de um Centro Escolar em Guilhabreu e as intervenções na Escola Básica Augustina Bessa Luís, em Bagunte, na Escola Básica das Caxinas e na Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira, na Junqueira.