Sábado, Junho 22, 2024
spot_img
- Publicidade -spot_img

Área Metropolitana já tem plano para controlo das gaivotas

- Publicidade -spot_img

Os 17 concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP) vão avançar com um plano para o controlo das gaivotas. A ideia é começar, já este ano, a destruir ovos, fazendo, assim, diminuir a população destas aves, que, nalguns locais, que são exemplo os portos de pesca, são já uma verdadeira praga. A medida decorre do Plano de Ação para o Controlo da População de Gaivotas na costa da AMP.

Em sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto, Ariana Pinho, da AMP, anunciou que começarão a ser tomadas, nos próximos meses, medidas para a “inviabilização dos ovos”, já que “o tempo de eclosão das aves é em junho”.

O plano, explicou ainda, propõe, “como método de controlo da nidificação da gaivota-de-patas-amarelas, a aplicação de óleo em ovos através de utilização de drones adaptados, em situações em que os ninhos sejam de difícil acesso, (…) para criar uma camada que impeça as trocas gasosas entre o embrião e o exterior”.

O presidente da Câmara da Póvoa, Aires Pereira, explicou como tudo vai acontecer. Na Póvoa já se fez algum trabalho, mas no terreno ainda nada avançou, já que tudo se atrasou com a pandemia.

Agora, a plataforma de informação já disponível online em www.gaivotas-amp.pt.

- Publicidade -spot_img
Password protection
Enter Password To Unlock This Content
The Password is: 123
Unlock content
Want to collect
more emails?
Learn 10 of the most effective list-building power mover and grow your list fast.
Download the FREE guide