A Escola Básica 2,3 Flávio Gonçalves foi esta manhã palco do hastear da bandeira do projeto Escola Azul. Dezenas de crianças e adolescentes de algumas turmas do agrupamento participaram na iniciativa que tem como objetivo sensibilizar os mais novos para a importância de proteger o mar, um recurso muito importante para a comunidade local.
A coordenadora do projeto, a professora Susana Carrasquinho, sublinhou que o balanço das atividades já realizadas é bastante positivo em todos os graus de ensino (pré-escolar, 1º,2 e 3º ciclos). A docente realça que as ações desenvolvidas e a desenvolver englobam todos os alunos e serve para estes ganharem a consciência de que o mar, para a Póvoa, é fundamental.
Na cerimónia participaram também alguns autarcas, como Marco Barbosa, vereador da Juventude na Câmara da Póvoa de Varzim, e Ricardo Silva, presidente da Junta da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai. Enquanto anfitrião, o subdiretor do agrupamento, João Macedo, realçou no discurso perante os estudantes que “o mar é um recurso que as crianças têm que ajudar a cuidar”, tendo acrescentando que “projetos como este fazem com que as crianças se sensibilizem mais”.
Entre as próximas atividades previstas está, já no próximo dia 16, quarta-feira, uma caminhada ecológica junto que visa abordar problemáticas relacionadas com o mar. Destaque ainda para o mês de abril, no qual irá suceder, no âmbito da “Liga Portuguesa da Natureza”, uma campanha de recolha de lixo nas praias.