Já abriu ao público a circulação rodoviária e pedonal no último troço da Via Circular Urbana da Póvoa de Varzim. Trata-se da obra que decorreu nos últimos meses entre as ruas das Sencadas e do Graceiro e o limite norte de Aver-o-Mar A inauguração decorreu no sábado e permitiu ver a conclusão da conhecida Via B que começa na frontera de Argivai com Vila do Conde. Foi um dia histórico, segundo Aires Pereira, que destacou a concretização de um sonho antigo e que escreveu na placa alusiva esta frase: “Muitos sonharam, alguns colaboraram, poucos impediram, nós concluímos”.
O edil poveiro defendeu que a configuração final da Via B é uma verdadeira alternativa à Estrada Nacional 13 e vai mudar a forma como se circula na zona mais litoral do concelho, sendo o investimento final de uma grande empreitada que começou ainda no tempo do antecessor Macedo Vieira. O presidente da Câmara aproveitou para lembrar que já foi lançado o concurso para a obra que que vai permitir a abertura de uma via direta para quem vem da A28 e queira ir para a Norte sem passar pela rotunda oval, que vai ser corrigida com a criação de uma faixa interior, além da construção de uma nova ligação à Rua das Sencadas (Aver-o-Mar).
Aires Pereira referiu também que problemas de circulação nas horas de ponta irão sempre existir, nomeadamente na altura da entrada e saída das escolas, mas revela que foram piorando de acordo com uma estatística que aponta a Póvoa de Varzim como a localidade que regista maior crescimento proporcional em número de viaturas na área metropolitana do Porto. Depois de agradecer aos proprietários que ajudaram no desenrolar positivo do processo, o autarca poveiro desejou aos automobilistas um bom uso da nova estrada.