Sábado, Junho 22, 2024
spot_img
- Publicidade -spot_img

Aires Pereira encabeçou grupo de distinguidos em Balasar

- Publicidade -spot_img

A Junta de Balasar celebrou, pela primeira vez, o Dia da Freguesia, com uma cerimónia de homenagens no recém-renovado auditório da junta. Os galardoados foram: a Fábrica da Igreja da Paróquia de Santa Eulália de Balasar, representada por Manuel Casado Neiva; a Associação Desportiva e Cultural de Balasar, liderada por António Carneiro; o primeiro presidente da junta balasarense, Armindo Araújo; o cabo José Alves Costa, cujo papel no 25 de abril já lhe mereceu distinção pelo Presidente da República; e o edil Aires Pereira.

Salientando que “uma terra sem passado, não tem presente, nem futuro”, José Araújo explicou que a Medalha de Mérito e Reconhecimento pretende homenagear “instituições e pessoas que muito contribuíram e contribuem para o progresso e desenvolvimento da terra”. Para o Presidente da Junta, este foi um evento histórico porque finalmente foi possível instituir o Dia da Freguesia de modo a “honrar as origens da nossa nobre terra”, atribuindo a sua fundação a 7 de maio de 1422.

Entre os homenageados, o pároco Manuel Casado Neiva fez uma viagem ao passado e agradeceu a toda a comunidade por impulsionar, há séculos, o crescimento de Balasar. Já António Carneiro assegurou que pretende continuar a elevar a Associação Desportiva e Cultural. O presidente reconheceu o trabalho árduo de toda a gente que já passou pela coletividade. Por sua vez, José Alves Costa, que foi determinante na Revolução dos Cravos, agradeceu o apoio que tem vindo a receber por escolas e instituições de todo o país. Já o primeiro líder da freguesia, Armindo Araújo, aproveitou para demonstrar gratidão aos presidentes da Câmara e da Junta por estarem sempre presentes e prontos para ajudar.

A fechar, José Araújo explicou que o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim foi um dos agraciados por ser um “um grande amigo de Balasar, autarca atento e conhecedor das necessidades da freguesia, sendo a sua entrega e dedicação à comunidade um veículo importante para ultrapassar todos os obstáculos no sentido de trazer melhor qualidade de vida a todos. A sua grande preocupação está em dotar todas as freguesias dos mesmos equipamentos da cidade”. O autarca lembrou os investimentos que a Câmara tem feito em Balasar, desde os mais recentes, como é caso do edifício requalificado da antiga estação ferroviária das Fontainhas ou o Centro Pastoral Paroquial Santa Eulália, a outros mais antigos, como o Complexo Desportivo Lino Araújo, Parque Verde, alargamento do cemitério, doação do edifício da Junta, saneamento e rede viária.

Ora, na resposta aos elogios, Aires Pereira congratulou José Araújo pela iniciativa de assinalar, pela primeira vez, o Dia da Freguesia, numa sala renovada, “uma obra que nos enche de orgulho pelo espaço magnífico em que se transformou”. Emocionado, o edil agradeceu o reconhecimento e fez questão de partilhar a homenagem recebida com duas pessoas muito especiais: Armindo Araújo, primeiro Presidente da Junta de Freguesia de Balasar, e Lino Araújo, que também exerceu esse cargo, mas já não está entre nós. Aires Pereira não deixou ainda de partilhar a maior preocupação relativamente a esta freguesia, que se prende com o nó da A7, um acesso fundamental para o desenvolvimento da região e de Balasar, nomeadamente, para o tecido empresarial e futuro Parque Industrial previsto no Plano Diretor Municipal, com vista à criação de emprego e riqueza.

Refira-se que a iniciativa teve direito a dois momentos de animação musical, a cargo de António Pedro Fonseca e do grupo Tertúlia Valasarense.

- Publicidade -spot_img
Password protection
Enter Password To Unlock This Content
The Password is: 123
Unlock content
Want to collect
more emails?
Learn 10 of the most effective list-building power mover and grow your list fast.
Download the FREE guide